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Avaliação da aprendizagem e formação inicial: horizontes da Licenciatura em Matemática

Ao analisar indicativos de uma cultura de avaliação no ensino de Licenciaturas em Matemática, a pesquisa sinaliza que não há uma formação direcionada para os princípios de uma avaliação da aprendizagem, como seu caráter crítico e reflexivo

21/09/23 | Por Wirla Risany Lima Carvalho, professora adjunta na Universidade Federal do Piauí, Teresina-PI, Brasil, profawirlacarvalho@ufpi.edu.br, wirlar@gmail.com

Composição de fundo amarelo, com um círculo à direita, dentro do qual há uma lupa ao lado de um gráfico de barras verticais. No centro da imagem, há o texto “Avaliação da aprendizagem e formação inicial: horizontes da Licenciatura em Matemática”. Na parte de cima da imagem, há o logo da revista Estudos em Avaliação Educacional, em letras brancas em um fundo vermelho, e, ao lado, o nome do blog Em Pauta, em letras na cor vermelha em um fundo claro. A logomarca da Fundação Carlos Chagas e ícones do LinkedIn, Instagram e YouTube aparecem na parte inferior.

A avaliação educacional e suas aplicações no cenário do ensino superior, quando são executadas sem as devidas reflexões e conhecimentos da área de avaliação, podem gerar danos ao processo de ensino-aprendizagem e até causar evasão discente. No artigo A avaliação da aprendizagem na formação docente: revelando horizontes, a professora e pesquisadora Antônia Edivaneide de Sousa Gonzaga entrevistou professores dos cursos de Licenciatura em Matemática nos Institutos Federais do Ceará e da Paraíba e analisou suas concepções e práticas avaliativas, bem como sua relação com a formação docente. A análise foi realizada a partir dos fundamentos filosóficos da Fenomenologia Hermenêutica, que parte dos sentidos atribuídos à vivência e que, por meio da linguagem, estão articulados à compreensão, a partir de concepções prévias.

As concepções e práticas de avaliação sinalizaram que não há uma cultura de formação direcionada para os princípios de uma avaliação da aprendizagem, o que contribui para o fortalecimento de reprodução de modelos avaliativos equivocados e de desconsideração de uma cultura de avaliação com viés crítico e reflexivo. A execução de prática avaliativa descuidada de princípios pode desqualificar o ensino e a aprendizagem, sendo ferramenta de desmotivação para professores e alunos.

O artigo é parte do estudo de doutorado da professora Antônia Edivaneide no Núcleo de Avaliação Educacional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (PPGED/UFC). O interesse da pesquisa veio de seu exercício profissional no Instituto Federal da Paraíba – Cajazeiras/PB, intencionando a melhoria das práticas avaliativas dos cursos de Licenciatura em Matemática.

Com autoria de pesquisadores em avaliação educacional que atuam em Insituições de Ensino Superior públicas na região Nordeste do Brasil, o estudo apresenta análise de dados com aporte da Fenomenologia Hermenêutica de Martin Heidegger e Hans-Georg Gadamer, inclusive tomando como base as teses das professoras Wirla Carvalho e Sandra Coêlho, que desenvolveram metodologias equivalentes sob a orientação do professor Raimundo Hélio Leite (UFC).

Este estudo relaciona fenômenos da Educação que implicam o ensino superior e a educação básica neste país, buscando soluções para suas principais problemáticas, a fim de qualificar cada vez mais o ensino público brasileiro. Espera-se que esta pesquisa fomente ações educacionais nos Institutos Federais – não só nos pesquisados, mas em todos –, com a promoção de formações continuadas para seus professores sobre avaliação educacional, suprindo suas necessidades formativas, além de reflexões críticas sobre a Educação de forma geral.

Referências

Carvalho, W. R. L. (2016). Tessituras da formação em avaliação educacional: Os desafios à cultura de avaliação e a busca por uma educação crítico-reflexiva. [Tese de doutorado, Universidade Federal do Ceará]. Repositório Institucional UFC. https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19680

Gonzaga, A. E. de S. (2020). Avaliação da aprendizagem – Da concepção à prática: Um estudo fenomenológico sobre as práticas avaliativas de professores de matemática da educação básica egressos dos Institutos Federais de Educação do Ceará e da Paraíba [Tese de doutorado, Universidade Federal do Ceará]. Repositório Institucional UFC. https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/55356/3/2020_tese_aesgonzaga.pdf

Oliveira, S. M. C. (2015). Avaliação formativa como regulação da aprendizagem: desafios para a práxis no ensino médio da rede pública estadual de Fortaleza – Uma análise fenomenológica [Tese de doutorado, Universidade Federal do Ceará]. Repositório Institucional UFC.  https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11779

Leia o artigo em

Gonzaga, A. E. de S., Leite, R. H., Silva, L. M. da, & Carvalho, W. R. L. (2023). A avaliação da aprendizagem na formação docente: revelando horizontes. Estudos Em Avaliação Educacional, 34, Artigo e08097. https://doi.org/10.18222/eae.v34.8097

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Registro da pesquisadora Antônia Edivaneide Sousa Gonzaga no ORCID


Os argumentos presentes neste post são de responsabilidade dos autores e não necessariamente expressam as opiniões da Fundação Carlos Chagas.

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