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Cartaz com os dizeres: Prêmio CAPES de Tese 2022. Educação e Política: Escola sem Partido e o pensamento de Hannah Arendt. Mauro Sérgio da Silva. Menção honrosa na área de Educação. Fundação Carlos Chagas. A imagem tem fundo cinza, com texto centralizado em cinza e vermelho e duas linhas curvas vermelhas: uma no canto superior esquerdo e outra no canto inferior direito.

As discussões sobre aspectos políticos na sala de aula ganharam destaque na esfera pública nos últimos anos, principalmente devido à atuação de grupos como o Movimento Escola sem Partido (MESP). Contrário a práticas que considera como doutrinação política nas escolas, o movimento parece se aproximar de uma frase dita pela filósofa social alemã Hannah Arendt,

Cartaz com os dizeres: Representações Sociais, Subjetividade e Educação. Educação e Representações Sociais: um olhar para o senso comum. A imagem tem fundo cinza, com pequenos círculos conectados por linhas nas laterais. Na parte inferior, há a logomarca da Fundação Carlos Chagas.

Existem alguns conhecimentos que partilhamos enquanto grupos sociais, mas sobre os quais não costumamos pensar em profundidade. Eles fazem parte do senso comum, de concepções naturalizadas que guiam nossa tomada de decisão sem que seja necessário um longo processo reflexivo a cada ação cotidiana. Estudar o senso comum é um dos objetivos de pesquisadores que

Cartaz com os dizeres: Prêmio CAPES de Tese 2022. Desigualdades de acesso no ensino superior. Adriano Senkevics. Melhor tese na área de Educação. Fundação Carlos Chagas. A imagem tem fundo cinza, com texto centralizado em cinza e vermelho e duas linhas curvas vermelhas: uma no canto superior esquerdo e outra no canto inferior direito.

A quantidade de jovens matriculados no ensino superior brasileiro mais do que triplicou nas últimas três décadas. De 1,8 milhão de matrículas em 1995, o país passou para 8,6 milhões em 2019, segundo dados do Censo do Ensino Superior. A mudança não foi apenas em números: o perfil dos estudantes também se diversificou com a

Cartaz com os dizeres: Prêmio Professor Rubens Murillo Marques 2022. Meninas e mulheres de origem africana e asiática na literatura em italiano. Projeto vencedor é da área de Letras. Fundação Carlos Chagas. A imagem tem fundo branco, com uma ondulação laranja na parte superior e outra em verde na parte inferior.

A formação de professores em uma abordagem intercultural e emancipadora é um dos caminhos para estimular práticas pedagógicas que respeitem diferenças entre modos de vida e promovam reflexões históricas, políticas e sociais. Utilizar a linguagem para uma formação com esses princípios foi o objetivo da iniciativa @meninasemulheresna literatura, coordenada pelas docentes Paula Freitas e Cristiane

CP em Pauta. Técnica Q: jogo ou metodologia científica?

Os jogos são considerados uma das principais formas de interagir com as gerações do século 21. O que você acharia de fazer um estudo e utilizar um método em formato de jogo? O artigo “A utilização da técnica Q como instrumento de medida nas ciências humanas” completou 50 anos desde a sua primeira publicação, em

Cartaz com os dizeres: Prêmio Professor Rubens Murillo Marques 2022. Podcast Socializando: formação de professores e aprendizagem criativa. Projeto vencedor é da área de Ciências Sociais. Fundação Carlos Chagas. A imagem tem fundo branco, com uma ondulação laranja na parte superior e outra em verde na parte inferior.

Em um mundo conectado, as tecnologias não são apenas ferramentas de mediação de práticas sociais. Elas constituem um mundo em si mesmas, habitado por milhões de pessoas e capaz de moldar novos conhecimentos e as formas de organizá-los. Na Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG), os docentes Suzane Vieira e Danilo

Cartaz com os dizeres: Prêmio Professor Rubens Murillo Marques 2022. Universidade e escola em diálogo no ensino de português. Projeto vencedor é da área de Letras. A imagem tem fundo branco, com uma ondulação laranja na parte superior e outra em verde na parte inferior.

Imagine estar em um curso de formação de professores, mas não poder visitar uma escola ou entrar em uma sala de aula. Em uma situação que desafia a ocupação tradicional dos espaços de ensino, novos vínculos precisaram ser acionados nas licenciaturas de todo o Brasil. Em São Leopoldo, cidade da região metropolitana de Porto Alegre

CP em Pauta. Texto Militarização da educação pública no Brasil em 2019 . Ao fundo há uma fotografia de página de dicionário com a entrada de militarism

A presença de agentes militares no cotidiano das escolas públicas divide opiniões e vem ganhando apoio de parte da sociedade brasileira. Por outro lado, o fato tem sido denunciado por diversos grupos e meios: imprensa, pesquisas acadêmicas, movimentos sociais e sindicais. Em nosso artigo, esse processo se caracteriza como a militarização da escola pública. Ou

CP em Pauta. Homeschooling e os entraves à educação democrática: o ensino de controvérsias logo da Fundação Carlos Chagas. Na imagem de fundo há um texto escrito a giz em lousa preta: Homeschooling

O ensino de temas controversos é parte importante da educação democrática e a escola é um espaço privilegiado para a discussão dessas questões, pois permite o encontro com a diferença. É um dos poucos locais em que crianças e jovens podem se encontrar e discutir um tema em comum, com a mediação de um adulto,

Em Pauta. A pandemia e os dados de educação do IBGE e do Inep: fotografias desfocadas. Na imagem um gráfico com quatro barras verticais desenhadas com giz em uma lousa. Logo da Fundação Carlos Chagas

No último dia 16 de setembro, foram  divulgados os resultados de dois produtos do Inep: o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e o Ideb (Indicador Nacional da Educação Básica). A reação com os resultados, inclusive pela própria Undime (União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação), demonstra o reconhecimento dos efeitos da pandemia na