A sensibilidade em perceber o quanto o modo de vida dos povos ribeirinhos do Rio Xingu, no oeste do Estado do Pará, foi afetado pela implantação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte (UHEBM) levou o pesquisador Marcos Formigosa, da Universidade Federal do Pará (UFPA), a desenvolver seu doutorado intitulado As Etnomatemáticas dos alunos ribeirinhos do
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Cadernos de Pesquisa lamenta profundamente a perda de Magda Becker Soares, professora emérita da Universidade Federal de Minas Gerais. A sua expoente contribuição permanece fundamental para os estudos em alfabetização. Convidamos nossos leitores a revisitar dois de seus textos publicados pela Revista. Leia SOARES, M. B. As muitas facetas da alfabetização. Cadernos de Pesquisa, São Paulo,
A riqueza étnica, cultural, econômica e política da América Latina se reflete em uma composição social com dinâmicas muito variadas entre os países e até mesmo dentro de cada um deles. O grupo de pesquisa Representações Sociais, Subjetividade e Educação, da Fundação Carlos Chagas (FCC), faz parte de uma rede que busca construir conhecimentos sobre
O artigo Indisciplina na sala de aula e suas nuances de gênero resulta de uma pesquisa etnográfica que analisa as interfaces de gênero na indisciplina de alunos de 6º e 7º ano do ensino fundamental. Constatou-se que, embora os comportamentos disruptivos sejam protagonizados mais frequentemente e com mais veemência pelos meninos, as meninas também transgridem
Observar as práticas de educação ambiental e sustentabilidade nas escolas, com uma análise fundamentada no pensamento freireano. Esse foi o objetivo do estudo pela professora doutora Antonia Adriana Mota Arrais, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, da Universidade de Brasília (UnB). Com a tese Escolas Sustentáveis: uma análise de experiências a partir do
Entender a complexidade da sala de aula e das escolas requer análises que considerem a perspectiva de diferentes atores do processo educacional: professores, estudantes, gestores e familiares. Na pesquisa em representações sociais e educação, reunir as peças desse grande quebra-cabeça é um trabalho coletivo, que inclui diversidade de perguntas de investigação e de abordagens metodológicas.
A sala de aula historicamente é um espaço de apresentação do mundo e de formação de crianças e jovens para a vida em sociedade, mas os princípios que baseiam essa formação têm passado por transformações profundas, principalmente com a adoção de práticas pedagógicas inovadoras. A professora e pesquisadora Maria Alice Campesato, em sua tese de
O desenvolvimento de uma pesquisa não é um processo que se percorre sozinho. O diálogo com teorias distintas, com outros pesquisadores e com os participantes que integram a coleta de dados é essencial. Quanto maior a diversidade de olhares, mais rica se torna a análise sobre o assunto. No campo das representações sociais, a Fundação
O artigo Literatura no Enade e a formação literária nos cursos de Letras discute a formação do futuro professor de literatura a partir de uma reflexão acerca do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A prova, aplicada a cada três anos como forma de avaliar os cursos de ensino superior do país, traz indícios
As discussões sobre aspectos políticos na sala de aula ganharam destaque na esfera pública nos últimos anos, principalmente devido à atuação de grupos como o Movimento Escola sem Partido (MESP). Contrário a práticas que considera como doutrinação política nas escolas, o movimento parece se aproximar de uma frase dita pela filósofa social alemã Hannah Arendt,